segunda-feira, 10 de maio de 2010

Casa Museu Padre Belo

Neste fim de semana, além de uma viagem super divertida, tive oportunidade de visitar no Crato, perto de Portalegre, uma Casa Museu muito interessante.
A Casa Museu Padre Belo, possui a maior colecção de meninos Jesus do país. Confesso de não sou grande fã deste tipo de arte, mas o simbolismo e a dedicação por detrás desta colecção são admiráveis. Este padre dedicou a sua vida a esta colecção, possuindo inclusivé algumas peças do século XVII. Admirado e acarinhado por muitos, as pessoas da aldeia e da região ofereciam-lhe muitas vezes peças não religiosas mas igualmente antigas. Loiças, quadros, faianças, latoaria e pratas, toda a casa está repleta de objectos antigos.
Este homem dedicou ainda em vida a sua casa e colecção à Misericórdia do Crato para que a mesma servisse como um lugar de exposição para visitantes.
Na sala de estar houve uma peça que me chamou à atenção: uma ventarola japonesa, com um bordado lindo, foi oferecida por uma família abastada e crê-se que tenha cerca de 500 anos. Fiquei fascinada!

Aconselho vivamente a visita.

Sem comentários: